Fluminense de Fernando Diniz espera deixar para trás o retrospecto de visitante ruim no BrasileirãoLucas Merçon / Fluminense

O tropeço de sábado - 2 a 2 com o Red Bull Bragantino no Maracanã, na estreia no Brasileirão de 2024 -, obriga o Fluminense a buscar a vitória fora de casa nesta terça-feira (16) contra o Bahia, às 21h30 (de Brasília) para ter um bom início. Uma missão que é possível, mas que obriga o Tricolor a fazer o que não conseguiu na temporada passada, quando foi o terceiro pior visitante da competição.
O desempenho longe do Rio em 2023 acabou sendo determinante para os comandados de Fernando Diniz ficarem longe da disputa pelo título, algo que pretendem brigar na atual temporada.
Afinal, o time foi segundo melhor mandante em 2023, com 43 pontos conquistados, atrás apenas do campeão Palmeiras. Por outro lado, somou apenas 13 pontos como visitante, num aproveitamento de 22,8%, o que o deixaria no Z-4, à frente de São Paulo, com 11, e do lanterna América-MG, com 7.
E muito desse retrospecto que não combinava com o campeão da Libertadores deveu-se à produção ofensiva. Foram apenas 11 gols marcados em 19 partidas, o que foi determinante para 12 derrotas, quatro empates e três vitórias. O time chegou a ficar quase sete meses - ou 14 partidas - sem vencer fora.
O desempenho ofensivo, aliás, é uma questão que o Fluminense atual vem trabalhando para melhorar, e conseguiu no 2 a 2 com o Red Bull Bragantino. Mas além de manter esse maior número de criação de chances, terá também de ajustar o problema na defesa com as bolas pelo alto, já que 50% dos gols sofridos foram desta forma em 2024.