Johnny Hooker: honraria de cidadão niteroienseDivulgação/Ascom

Niterói - A Câmara de Niterói concedeu ao cantor Johnny Hooker o título de Cidadão Niteroiense, uma das maiores honrarias do legislativo municipal. O projeto, de iniciativa da vereadora Benny Briolly (PSOL), foi aprovado no último dia 16 de abril. Nascido em Recife, capital de Pernambuco, o artista é reconhecido nacionalmente por sua contribuição à cultura e à luta pelos direitos LGBTQIAPN+, sendo uma figura emblemática da diversidade e inclusão.
“Após muita pressão e ataques LGBTfóbicos levantados em discussão. Acabamos de aprovar mais um projeto de decreto legislativo. Importante lembrar que Johnny foi perseguido e atacado covardemente pela extrema-direita bolsonarista de nosso município após anúncio de seu show por parte da Prefeitura. Niterói tem movimento LGBTQIAPN+ organizado, tendo elegido a primeira parlamentar travesti do estado do Rio de Janeiro e evidentemente não aceitou tamanho desrespeito à nossa comunidade”, relata a autora da homenagem, Benny Briolly.
Em março, a Prefeitura de Niterói cancelou, sem justificativa, a apresentação do cantor, que aconteceria no Festival ID:Rio. A equipe de Hooker atribuiu a atitude a uma mobilização feita por políticos bolsonaristas.
A vereadora reiterou a importância de promover eventos culturais inclusivos e diversificados, que respeitem a pluralidade da sociedade niteroiense e contribuam para a construção de uma cidade mais igualitária e acolhedora para todos os seus cidadãos.