PF busca identificar os responsáveis pela produção e compartilhamento dos arquivosDivulgação / Polícia Federal

Rio - Um homem, de 49 anos, foi preso, na manhã desta quinta-feira (25), em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, por armazenar e compartilhar mais de mil arquivos com cenas de abuso sexual infantil. A prisão foi realizada durante uma operação da Polícia Federal.
Segundo a PF, na ação, nomeada Kori, os agentes saíram para cumprir cinco mandados de busca e apreensão em residências em Caxias e Nova Iguaçu, na Baixada. As investigações tiveram início em fevereiro deste ano quando policiais identificaram, através de rondas virtuais, usuários que armazenavam fotos e vídeos de abuso infanto-juvenil.
De acordo com a corporação, em um intervalo de quatro meses, um dos investigados foi responsável pelo download de quase dois mil arquivos relacionados à prática desse crime. O homem possui, ainda, anotações pelos crimes de associação criminosa, corrupção ativa, concussão e peculato.
Por meio da análise do material apreendido durante a ação e depoimentos dos investigados, a Polícia Federal busca identificar os responsáveis pela produção e compartilhamento dos arquivos.
A PF ressaltou, ainda, que armazenar material relacionado a abuso sexual infanto-juvenil já configura crime hediondo e não permite o pagamento de fiança. O nome da operação, Kori, remete a uma divindade cultuada na religião iorubá que é associada à proteção das crianças.