Blake Griffin é um dos grandes nomes da história do Los Angeles ClippersAFP

O veterano Blake Griffin, seis vezes All-Star, confirmou nesta terça-feira (16) o fim de uma carreira em que se tornou um dos cestinhas mais espetaculares da NBA.
O atacante fez o anúncio por meio de uma mensagem emocionada nas redes sociais após passar toda esta temporada sem jogar.
"Refletindo sobre minha carreira, o sentimento que continuo tendo e quero expressar é de gratidão", escreveu Griffin, de 35 anos.
"O basquete me deu muita coisa na vida e eu não trocaria isso por nada", agradeceu.
Com seus 2,06 metros de altura e uma força física extraordinária, Griffin encantou os torcedores com as enterradas mais ferozes durante seus melhores anos na NBA.
O ala-pívô entrou na liga como a primeira escolha no Draft de 2009 pelo Los Angeles Clippers.
Na franquia de Los Angeles desenvolveu a maior parte de sua carreira, formando um trio poderoso com o armador Chris Paul e o pivô DeAndre Jordan que disputou os playoffs por seis anos consecutivos, uma sequência inédita para os Clippers.
Griffin chegou a ter uma média de 24,1 pontos, 9,5 rebotes e 3,9 assistências na temporada 2013-2014 e foi eleito para seis All-Star Games, vencendo a disputa de enterrada em 2011.
Afetado por diversas lesões, seu desempenho e condição física foram decaindo quando ele deixou os Clippers em 2018. Mais tarde, ele jogou pelo Detroit Pistons, Brooklyn Nets e Boston Celtics, com quem disputou sua última partida na NBA, em abril de 2023.